sexta-feira, 19 de abril de 2013

Morar longe da Família....pode ser bom!

Quando digo que moro longe da minha família, que sou nova na cidade, logo as pessoas falam: nossa o mais difícil deve ser a falta da família. Eu costumo responder sim: pai e mãe fazer muita falta! Na realidade vou dizer do que mais sinto falta: dos meus pais e dos meus amigos do G7. Agora o restante da família posso dizer que nos últimos tempos tem até sido bom morar longe!
Isso porque quando crescemos, mudamos muito, pelo menos eu mudei muito! Minha faculdade foi um divisor de águas da minha vida. E ao final, eu fiquei muito diferente do restante das pessoas da minha família. Algumas coisas não tolero mais, como atitudes racistas ou homofóbicas. E alguns integrantes da minha família, a maioria eu diria, são pessoas que são racistas e homofóbicas. Então quando ouço ou vejo algum cometário nesse sentido, por parte de algum dos membros da minha família, eu penso, ainda bem que vou criar meus filhos longe dessas pessoas.
É claro que não posso impedir que meus filhos tenham contatos com pessoas assim, contudo, acredito que se esse tipo de atitude, comportamento é visto dentro da próprioa família, fica mais difícil para criança assimilar porque dentro da casa de seus pais é diferente do que é ali na casa de um tio ou tia da sua mãe. E realmente fica difícil de explicar.
Quero que meus filhos sejam criados principalmente para respeitar os outros seres humanos. Para saber que caráter não está relacionado a cor de pele ou parceiro sexual, mas está relacionado a suas atitudes e comportamentos de respeito e ética para com o próximo e para consigo mesmo. Quero ensinar aos meus filhos que família é mais que um casal hétero com filhos biológicos, que família é o lugar do máximo amor, o amor incondicional e desiteressado, o lugar de confiança, de respeito, de companheirismo, o porto seguro com o qual você sempre pode contar e que muitas vezes independem de vículos biológicos, de sangue. E que isso também independe do casal ser hétero ou homo. Pois, eu conheço inúmeros casos em que um casal hétero está unido por outros interesses que não o amor, e a vida entre eles é mais parecida com um inferno do que com qualquer outra coisa. Então, eu me pergunto, isso é família?
Ser diferente, pensar diferente tem seu preço, e um deles é que muita gente da minha família nos olha, a mim e ao meu marido, com um olhar de desdém ou seja lá o que é, mas que diz que você não faz parte do meu ciclo. Graças à Deus! Mas, não queria que meus filhos logo cedo se deparassem com esse tipo de olhar. Então, por vezes acho melhor não morar perto de toda a familia. Claro que meus pais e alguns parentes não estão incluídos nessa parte da família. Mas, eles podem viajar mais vezes para me ver, e com isso matamos mais das saudades!
Outro lado bom de morar longe da família como um todo, é que nos ligamos ainda mais ao nosso esposo, pois nossa família se resume a ele. Tornamo-nos ainda mais companheiros um do outro. Todo nosso amor vai um para o outro, nossa atenção, nosso cuidado. A relação torna-se ainda mais forte! Mas, acredito que isso se deve a já termos uma relação muito boa, antes de passarmos a viver longe das nossas famílias.
Assim, morar longe tem seus dissabores sim, mas também tem seus prazeres, tudo é uma questão de ponto de vista.

7 comentários:

  1. "Ser diferente, pensar diferente tem seu preço" Sei bem o que é isso, amiga...
    #TamoJunto

    ResponderExcluir
  2. Se pudesse morava na lua longe de todos sem exceção

    ResponderExcluir
  3. Se pudesse morava na lua longe de todos sem exceção

    ResponderExcluir
  4. Moro longe da minha família e sofro muito acho que estou com começo de deprecao não tenho alegria não sou feliz parece que falta metade de mim

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ir embora morar perto da minha mas meu pai e meus irmãos queria muito que minha filha crecese junto com as primas

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita vontade de ir embora morar perto da minha mas meu pai e meus irmãos queria muito que minha filha crecese junto com as primas

    ResponderExcluir
  7. Moro longe da minha família e sofro muito acho que estou com começo de deprecao não tenho alegria não sou feliz parece que falta metade de mim

    ResponderExcluir