sexta-feira, 5 de abril de 2013

Morar em cidade do interior

É a primeira vez que moro numa cidade do interior. Nasci em São Paulo capital e vivi lá por 10 anos. Quando cheguei em Fortaleza em 1991, apesar de ser uma cidade muito diferente da que eu conhecia, ainda assim era uma capital. E eu cresci ali e adotei aquela cidade como a minha cidade de coração. Vi o Iguatemi, o maior shooping da cidade quando cheguei mais que dobrar de tamanho. Vi muitos outros shoppings inaugurarem. Entre muitas outras coisas que fizeram a cidade crescer.
Quando me mudei para Cuiabá, todos perguntavam como estava a minha adaptação. Ao ouvir essa pergunta, por trás dela eu também ouvia um ar de ... como é possível você se adaptar e gostar de uma cidade tão longe de tudo, e pasmem muitas pessoas achavam que eu estava morando no Norte do país, ao invés de estar morando no Centro Oeste. O que corroborou a minha idéia de que muitas pessoas são centradas demais no próprio mundo, que nem sequer sabem os estados, as capitais e as regiões do país em que vivem. Enfim, parecia que todos achavam que eu morava no fim o mundo e achavam estranho eu estar feliz morando lá.
Cuiabá é uma capital, mas ainda com muitas coisas menores que outras capitais. Se lá nós não temos serviço de bateria para carro 24h, ou as lojas no centro da cidade fecham ao meio dia do sábado e não abrem no domingo. Também não temos crianças e adultos pedindo em sinais de trânsito. Não temos vidros de carro quebrados para roubarem as bolsas. E carros são roubados sim, mas os populares são bem menos visados do que as caminhonetes importados, e esse também o mesmo quadro de Jataí. Meu marido costumava dizer que era uma capital, mas ainda com coisas de cidade pequena.
Agora estou morando em Jataí, interior de Goiás. Pela primeira vez numa cidade realmente do interior. Meus maiores medos era o tédio, o nada para ver ou fazer, que torna a solidão e a saudade dos familiares ainda piores de serem suportadas.
Cheguei cheia de receios, medos, e mesmo com uma má vontadezinha. Faz pouco mais de um mês, e quando meu marido me perguntou na semana passada se eu queria ir morar na capital eu gritei logo, de jeito nenhum!
Leva pouco tempo para gente se acostumar com o que é bom! Para quem já viveu o inferno de trânsito de cidade grande, não há nada melhor do que o trânsito de Jataí. Não que não existam os grossos e sem educação, mas é muito menos. Não existe engarrafamento! Rapidamente você chega em qualquer dos 4 cantos da cidade. Meu marido leva entre 5 a 10 minutos para ir ou voltar do trabalho. Pode vir almoçar em casa. Imagina quando os filhos chegarem, poderemos almoçar com nossos filhos. Passar mais tempo com eles e menos no trânsito se aborrecendo. Só isso já faz valer muito a pena morar aqui.
Quanto ao lazer e vida cultural as atividades são outras: parques ecológicos, parques aquáticos, temos um shopping com três salas de cinema e isso já ajuda bastante. Mas, se quisermos mais opções não custa muito ir a capital, uma viagem entre 4h de carro e temos goiânia em nossas mãos. Assim, tô preferindo uma vidinha mais simples e tranquila no interior mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário